Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro
Para Quem?
Bancos Comerciais
Bancos de Investimento
Corretoras
Empresas
Financeiras
Fundos de Recebíveis
Investidores Institucionais
Meio Acadêmico
Reguladores
Securitizadoras Imobiliárias
Setor Público
Outras Instituições
Empresa
Fale Conosco
O quê?
Em quê?

Meio Acadêmico

Em uma apresentação na Kellogg Graduate School of Management, John Reed, ex-Chairman e CEO do Citigroup e atual Chairman do NYSE, definiu securitização como "a substituição de intermediários financeiros menos eficientes e de alto custo por um mercado de capitais mais eficiente no financiamento de instrumentos de dívida". Esta frase descreve a industria financeira americana entre 1933 e 1980 - cara e ineficiente. Com o surgimento de novas leis, regulamentos e tecnologia de baixo custo, criaram-se as condições para o nascimento de toda uma nova família de produtos financeiros muito mais eficientes, dentre eles a securitização.

A frase de John Reed resume bem a mudança no modelo de intermediação financeira que vem ocorrendo há vários anos em vários países e que começa a dar seus primeiros passos no mercado nacional.

Desafios e oportunidades da securitização:
A mudança de paradigma no setor financeiro ocasionada pela securitização traz dois desafios, ou oportunidades, para o meio acadêmico brasileiro:

  • A disseminação do conhecimento da tecnologia de securitização. Como em todo começo é necessário formar os profissionais que serão os verdadeiros agentes desta transformação.

  • A pesquisa e desenvolvimento dos modelos matemático-financeiros apropriados para o mercado local. Fora o aspecto pioneiro de uma tecnologia que está sendo aplicada num mercado incipiente, a securitização está se desenvolvendo num ambiente sem histórico profundo de financiamento de longo prazo. O mercado brasileiro de securitização deverá crescer sem o benefício de referências de outros instrumentos de renda fixa de prazos semelhantes. O desenvolvimento da pesquisa na área analítico-estatística é campo fértil para a presente geração de pesquisadores universitários na área de finanças avançadas.

Por que Uqbar?

A Uqbar trabalha em conjunto com instituições de ensino e pesquisa na disseminação e geração de conhecimento na área de securitização e está interessada em conversar com a sua universidade.

Na área de educação, a Uqbar oferece cursos on-line e presenciais sobre securitização.

Para maiores informações sobre o curso Securitização de Ativos Financeiros, favor clicar aqui.
Para maiores informações sobre os produtos da Uqbar na área de educação, favor clicar aqui.

Na área de tecnologia, a Uqbar desenvolve independentemente ou em conjunto com instituições de ensino e pesquisa modelos matemático-financeiros como, por exemplo, para a determinação de preço dos títulos de securitização.

Para maiores informações sobre o trabalho da Uqbar na área de tecnologia, favor clicar aqui.

Suas sugestões

Gostaríamos de saber como a Uqbar poderia melhor atender suas necessidades nas áreas de educação e tecnologia em securitização. Novos cursos, seminários, modelagens analíticas e softwares poderão ser desenvolvidos conforme sugestões suas. Para comunicar suas necessidades ou sugestões, por favor fale conosco.

Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2003 Uqbar. Todos os direitos reservados