Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro
Para Quem?
Bancos Comerciais
Bancos de Investimento
Corretoras
Empresas
Financeiras
Fundos de Recebíveis
Investidores Institucionais
Meio Acadêmico
Reguladores
Securitizadoras Imobiliárias
Setor Público
Outras Instituições
Empresa
Fale Conosco
O quê?
Em quê?

Investidores Institucionais

Investidores institucionais brasileiros estão presenciando o crescimento de oportunidades de investimento em operações de securitização na forma de cotas em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), duas das formas de títulos de securitização atualmente possíveis no mercado nacional.

O crescimento da oferta destes títulos nada mais é do que o despertar, no mercado nacional, de uma tendência internacional de mudança no paradigma de intermediação financeira, comprovada por taxas anuais médias de crescimento em torno de 30% no volume de emissões de securitização.

Benefícios da Securitização

No atual cenário de queda das taxas de juros, os títulos de securitização representam uma alternativa natural de investimento ao permitirem ao investidor o acesso direto a carteiras de ativos com os mais diversos tipos de risco, prazo e remuneração. Dentre as suas principais vantagens, destacam-se as seguintes:

  • Maiores retornos: Títulos de securitização podem apresentar maior rentabilidade que títulos de renda fixa de empresas ou do Governo com prazos e classificação de risco equivalentes.

  • Segurança: Títulos de securitização normalmente oferecem dois níveis de proteção para os investidores: os ativos que servem como lastro e o reforço de crédito, este último consistindo geralmente de diversos mecanismos para absorver a inadimplência de uma parcela da carteira securitizada, permitindo em muitos casos a obtenção de altas classificações de risco para a operação.

  • Diversificação de Carteira: Investidores encontram nos títulos de securitização uma alternativa a investimentos mais tradicionais.

  • Grande variedade de perfis de investimentos: Títulos de securitização podem ser estruturados com os mais variados tipos de crédito, prazos, ativos-lastro, etc.
Por que Uqbar?

Por serem os títulos de securitização instrumentos estruturados, o conhecimento necessário para sua correta avaliação é diferente do utilizado para a análise dos instrumentos de renda fixa mais tradicionais.

Qual o nível de reforço de crédito adequado? Quais as variáveis chave que influenciam a rentabilidade e o prazo do investimento? Como acompanhar a performance da carteira de ativos-lastro?

A Uqbar tem produtos desenhados para ajudar investidores institucionais a responderem estas e muitas outras perguntas.

Na área de educação, a Uqbar oferece cursos on-line e presenciais sobre securitização.

Para maiores informações sobre o curso Securitização de Ativos Financeiros, favor clicar aqui.
Para maiores informações sobre os produtos da Uqbar na área de educação, favor clicar aqui.

Para atender suas necessidades de informação sobre investimentos em CRI's e cotas de fundos de recebíveis a Uqbar desenvolveu uma plataforma informativa com um banco de dados sobre as principais operações de securitização.

Para acessar nossa plataforma com informações sobre as principais operações de securitização realizadas no país, favor clicar aqui.
Para maiores informações sobre os serviços da Uqbar na área de informação, favor clicar aqui.

Suas sugestões

Gostaríamos de saber como a Uqbar poderia melhor atender suas necessidades nas áreas de educação, informação e tecnologia em securitização. Novos cursos, seminários, modelagens analíticas e softwares poderão ser desenvolvidos conforme sugestões suas. Para comunicar suas necessidades ou sugestões, por favor fale conosco.

Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2003 Uqbar. Todos os direitos reservados