Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro
Para Quem?
Bancos Comerciais
Bancos de Investimento
Corretoras
Empresas
Financeiras
Fundos de Recebíveis
Investidores Institucionais
Meio Acadêmico
Reguladores
Securitizadoras Imobiliárias
Setor Público
Outras Instituições
Empresa
Fale Conosco
O quê?
Em quê?

Bancos Comerciais

Ao longo da história, mudanças tecnológicas e jurídicas têm sido responsáveis por várias transformações do setor financeiro. O desenvolvimento e popularização de cartões de crédito provocaram fortes mudanças na área de financiamento ao consumidor. A flexibilização do câmbio no Brasil apresentou novos riscos e oportunidades para os participantes desse mercado.

Uma nova transformação está em curso hoje. O desenvolvimento da tecnologia de securitização de ativos financeiros, acoplado a mudanças na regulamentação que trata dos níveis mínimos de capital de instituições financeiras, está causando uma transformação de fundamental importância para o mercado internacional de crédito. No Brasil, a queda das taxas de juros e dos "spreads" de crédito poderá comprometer a remuneração sobre o capital alocado pelos bancos. A transferência parcial ou total do risco de crédito será uma conseqüência natural.

Benefícios da securitização

Com sua grande capacidade de gerar novos ativos, os benefícios da securitização para os bancos comerciais brasileiros vão muito além da transferência de risco de crédito. Dentre os demais benefícios estratégicos e financeiros para bancos comerciais, destacam-se os seguintes:

  • Maior geração de ativos e ganhos de economia de escala: A securitização permite que bancos comerciais aumentem suas atividades de financiamentos com significativos ganhos de escala mas sem o respectivo aumento de seus balanços.

  • Criação de um instrumento negociável: Permite transformar ativos cuja venda seria demorada e burocrática em títulos líquidos de livre negociação.

  • Remoção de ativos do balanço: Ao venderem seus ativos os bancos comerciais removem-nos de seu balanço, aliviando necessidades de capital regulamentar, além de melhorar certos índices financeiros, como, por exemplo, a rentabilidade sobre patrimônio.

  • Custo reduzido de financiamento: Como os ativos securitizados deixam de ser propriedade do banco, a qualidade dos títulos de securitização depende somente da qualidade dos ativos-lastro, e não da classificação de risco do banco. Portanto, o banco originador pode ter acesso a financiamentos com custos correspondentes a uma classificação de risco de crédito superior à sua própria.

  • Novas fontes de financiamento: Ao permitir uma classificação de risco superior à do próprio banco originador dos ativos, a securitização abre acesso a fontes de financiamento previamente inexistentes.

  • Melhor administração Ativo/Passivo: A securitização permite "casar" os prazos de obrigações e recebimentos com maior facilidade e flexibilidade. Além disso, o banco originador pode separar suas áreas de originação de financiamentos, capitalização e prestação de serviços da maneira mais conveniente de acordo com o seu planejamento estratégico.
Por que Uqbar?

Tendo em vista o atual estágio do mercado de securitização no país e a dimensão que o mesmo está atingindo em vários paises desenvolvidos e em desenvolvimento, bancos comerciais que pretendem se posicionar como líderes deste mercado se encontram numa fase de planejamento estratégico que inclui investimentos importantes em capital humano, informação e tecnologia.

A Uqbar tem produtos desenhados para ajudar bancos comerciais a se posicionarem estrategicamente para o mercado de securitização.

Na área de educação, a Uqbar oferece diversas opções de formação e treinamento para os profissionais interessados em ampliar e fortalecer a ponte existente entre o mercado financeiro e o meio acadêmico.

      Para maiores informações sobre os serviços da Uqbar na área de educação, favor clicar aqui.

Para atender suas necessidades de informação, a Uqbar desenvolveu uma plataforma com informações sobre as principais operações de securitização realizadas no país. Você poderá cadastrar suas operações de securitização nesta plataforma, dando uma demonstração clara ao mercado de seu comprometimento institucional, com transparência e liquidez para sua operação.

Para maiores informações sobre os serviços da Uqbar na área informação, favor clicar aqui.

Na área de tecnologia a Uqbar desenvolve modelos matemático-financeiros, como por exemplo, para a determinação de preço dos títulos de securitização.

      Para maiores informações sobre os trabalhos da Uqbar na área de tecnologia, favor clicar aqui.

Suas sugestões

Gostaríamos de saber como a Uqbar poderia melhor atender suas necessidades nas áreas de educação, informação e tecnologia em securitização. Novos cursos, seminários, modelagens analíticas e softwares poderão ser desenvolvidos conforme sugestões suas. Para comunicar suas necessidades ou sugestões, por favor fale conosco.

Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2003 Uqbar. Todos os direitos reservados