Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro

 

WORKSHOP FIDC

FUNDOS DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS

VAGAS ESGOTADAS

05 de dezembro

Das 8h30 às 17h30

Av. Paulista, 1079 - 1º andar, São Paulo

 

Atualmente, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) são o principal veículo de securitização no Brasil, tecnologia financeira que vem ganhando importância crescente no país. Regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários, o setor conta atualmente com aproximadamente 380 fundos que carregam um patrimônio líquido consolidado de cerca de R$ 80,0 bilhões. Os FIDC já conquistaram, assim, o status de opção fundamental de financiamento de empresas de todos os portes, tanto para investimentos em infra-estrutura como para capital de giro, e de pessoas físicas, para consumo, educação e moradia. As operações de FIDC conectam, através do mercado de capitais, os tomadores finais de recursos, que são os originadores de crédito, instituições financeiras, fornecedores e empresas, e os investidores de cotas de FIDC, instituições financeiras, investidores institucionais, assets e grandes investidores individuais. Neste processo, os FIDC incrementam a liquidez dos tomadores finais e otimizam as possibilidades de retorno dos investidores. A estrutura de uma operação de FIDC trouxe para o mercado o conceito e a prática de inovações financeiras, análises diferenciadas de risco, e atuação de participantes especializados em finanças estruturadas. Para a utilização maximizadora deste veículo, faz-se necessário uma compreensão e familiarização mais aprofundada de suas características e histórico. O Workshop FIDC visa construir um aprendizado sólido desta nova tecnologia e identificar oportunidades de utilização prática da securitização através destes fundos de investimento.

 

O PÚBLICO - ALVO

O Workshop é destinado a um público amplo incluindo, entre outros, executivos de: agências de fomento, assets, bancos comerciais, bancos de investimento e de desenvolvimento, caixas econômicas, companhias hipotecárias, corretoras e distribuidoras de títulos de valores mobiliários, empresas de fomento comercial, companhias securitizadoras, empresas de prestação de serviços, fornecedores de grandes empresas, investidores institucionais, meio acadêmico, órgãos reguladores, seguradoras e sociedades de crédito imobiliário. Especial interesse para profissionais e técnicos envolvidos nas seguintes áreas: finanças estruturadas, mercado de capitais, captação e gestão de recursos, concessão de créditos, tesouraria, gerenciamento de risco, pesquisa e jurídica.
 

O PROGRAMA

1. A tecnologia da securitização aplicada aos FIDC

2. Variações de tipos e objetivos de FIDC

3. A ICVM 531 e seu impacto no mercado

4. Risco, Rentabilidade e Precificação

5. Estudos de casos de destaque para o desenvolvimento do mercado

 

1. A tecnologia da securitização aplicada aos FIDC
O modelo de intermediação financeira proporcionado pela tecnologia da securitização. O papel do mercado de capitais no financiamento dos mais diversos ativos financeiros. Conceitos e inovações associados à tecnologia de securitização. O lastro e os diferentes tipos de reforço de crédito e de liquidez. Análise dos participantes e respectivas funções em uma operação arquetípica de FIDC. Discussão de vantagens e desvantagens do ponto de vista do cedente da operação e captador de recursos.


2. Variações de tipos e objetivos de FIDC
Estudo dos diversos tipos e estruturas de FIDC e FIDC NP. Variações por tipo de direito creditório, de gestão, de relação entre prazos de ativo e passivo, e de finalidade como captação de recursos, gestão de caixa, financiamento de fornecedores e eficiência de factoring. Apresentação de dados variados de emissão, PL, composição de mercado e rentabilidade média.


3. A ICVM 531 e seu impacto no mercado
Discussão das principais alterações e atualizações regulamentares resultantes da ICVM 531 e do seu impacto sendo verificado no mercado.

 

4. Risco, Rentabilidade e Precificação
Análise dos riscos de mercado, de crédito, estrutural, jurídico e de monitoramento associados aos investimentos em cotas de FIDC. Discussão da visão das agências de classificação de risco. Considerações sobre a evolução do mercado, o estágio do mercado secundário e as carências informacionais. Avaliação da prática de mercado de precificação de cotas sênior e subordinadas. Inconsistências verificadas de metodologia de valorização.

 

5. Estudos de casos de destaque para o desenvolvimento do mercado
Estudos de caso práticos de operações de FIDC realizadas no mercado brasileiro que proporcionam análises de maior valor didático. Enfoque em operações recentes sob estresse envolvendo bancos médios e multicedentes. Análise aplicada de risco e desempenho.

 

OS FACILITADORES
Carlos Augusto Lopes

Pedro Junqueira

Leonardo Augusto

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Silvia Bugelli, Aidar SBZ Advogados

Leandro de Albuquerque - Standard & Poor's Rating Services

 

VALOR

O valor da inscrição em cada workshop é de R$ 1.630,00.

Inclui almoço, coffee breaks, material didático e certificado.

DESCONTOS
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS
Até o dia 05/11
15%
Até o dia 12/11
10%
Até o dia 19/11
5%
Ex-alunos da Uqbar, assinantes do Orbis e do TLON e estudantes de graduação com comprovante da universidade que efetuem o pagamento como pessoa física - 10%

Observação: Descontos cumulativos sujeito a um máximo de 15% sobre o valor cheio.

Especiais*:

A cada 3 inscrições da mesma instituição no Workshop FIDC ou no Workshop CRI, ganhe a 4ª inscrição

 

2 inscrições nos Workshops de FIDC e CRI pela mesma instituição tem 20% de desconto

 

* As promoções Especiais não são cumulativas com outros descontos

 

APOIO:

aidar
puc
acionista
ABAMI
ANFAC

 

 
Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2003 Uqbar. Todos os direitos reservados