Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro

WORKSHOP CRI

CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS

VAGAS ESGOTADAS!

04 de dezembro

Das 8h30 às 17h30

Rua Funchal, 418 - 11º andar, São Paulo

 

POR QUE PARTICIPAR DO WORKSHOP DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS?

O modelo de financiamento imobiliário via operações de securitização é o modelo mais robusto e eficiente até hoje encontrado. O perfeito entendimento deste modelo pelos diversos tipos de participantes deste mercado, dos tomadores e doadores de recursos, aos diversos tipos de prestadores de serviços para este setor, é parte fundamental da equação do problema habitacional brasileiro. O mercado de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), com seus mais de dez anos de existência, já deu demonstrações que pode colaborar de forma decisiva, tanto na viabilização de financiamento de longo prazo, quanto na redução de custos para o tomador final.

Até o final do mês de outubro será ultrapassada a marca de R$ 10 bilhões em emissões de CRI no ano. Tudo indica que nos próximos doze meses este será um dos segmentos de maior crescimento do mercado de capitais nacional. O Workshop CRI permitirá aos seus participantes um entendimento abrangente do mercado deste título. O evento aborda riscos e benefícios destas operações através do estudo dos diversos tipos de estruturas e da análise de operações realizadas no mercado brasileiro, incluindo aquelas que passam ou passaram por situações de estresse.

Para aqueles que buscam se posicionar estrategicamente nos promissores mercados primário e secundário de créditos imobiliários, a participação no Workshop CRI representa uma oportunidade especial de desenvolvimento profissional através da obtenção e do aprofundamento de conhecimento sobre a inovadora tecnologia financeira de securitização, a qual se encontra em pleno momento promissor de crescimento no país.

 

O PÚBLICO - ALVO

Securitização Imobiliária é um tema de interesse para participantes de todo o processo de intermediação financeira dos negócios imobiliários, desde construtoras, incorporadoras, companhias hipotecárias e sociedades de crédito imobiliário, até investidores, institucionais e pessoas físicas, interessados nas grandes oportunidades de investimento deste setor. É um tema de fundamental importância estratégica para as empresas prestadoras de serviço que atuam como intermediários, tais como securitizadoras imobiliárias, estruturadores, agentes fiduciários, servicers, agências classificadoras de risco, escritórios de advocacia, auditores, bancos de investimento e corretoras. Finalmente, vale ressaltar a importância do tema para os reguladores, agências de fomento, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, auto-reguladores, consultores e empresas de informação. Todas estas instituições precisam formar e atualizar seus profissionais com o objetivo de aproveitar as oportunidades de utilização da tecnologia de securitização em seu benefício e para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.
 

O QUE O PARTICIPANTE VAI APRENDER?
Ao participar do Workshop, ele será capaz de:

• Compreender de forma clara a mudança do modelo de intermediação financeira representada pela securitização imobiliária;

• Entender concretamente a estrutura básica de uma operação de CRI, incluindo a atuação de seus principais participantes;

• Identificar as inovações financeiras que viabilizam a securitização imobiliária;

• Analisar as principais estruturas de operações de CRI;

• Avaliar vantagens e desvantagens para os captadores de recursos e benefícios e riscos para os investidores;

• Entender o atual marco regulamentar e jurídico do mercado de securitização imobiliária;

• Dimensionar o estágio atual do mercado;

• Conhecer em maior detalhe exemplos de operações realizadas no mercado nacional que ilustram estruturas desenvolvidas com objetivos específicos para atender demandas de empresas captadoras de recursos e riscos incorridos por investidores em CRI.

 

O PROGRAMA

1. A tecnologia da securitização aplicada aos CRI

2. Variações estruturais em operações de CRI

3. Risco e precificação

4. Leitura ampla do mercado atual de CRI

5. Estudos de caso

 

1. A tecnologia da securitização aplicada aos CRI
O modelo de intermediação financeira proporcionado pela tecnologia da securitização. O papel do mercado de capitais no financiamento imobiliário. Conceitos e inovações associados à tecnologia de securitização. O lastro e os diferentes tipos de reforço de crédito e de liquidez. Análise dos participantes e respectivas funções em uma operação arquetípica de CRI. Discussão de vantagens e desvantagens do ponto de vista do cedente da operação e captador de recursos.


2. Variações estruturais em operações de CRI
Estudo dos principais tipos de estrutura de operações de CRI, com lastro pulverizado, único e híbrido, residenciais e corporativos, em Crédito Imobiliário e em Aluguel. Ilustração através de Estudos de Caso real.


3. Risco e precificação
Análise dos riscos de mercado, de crédito, estrutural, jurídico e de monitoramento associados aos investimentos em CRI. Discussão da visão das agências de classificação de risco. Modelagem e avaliação do impacto de pré-pagamento. Considerações sobre a evolução do mercado, o estágio do mercado secundário e as carências informacionais. O significado do PU, os títulos subordinados e uma abordagem realista de precificação.

 

4. Leitura ampla do mercado atual de CRI
Visualização gráfica da dimensão da evolução e do estágio atual do mercado. Emissões, saldo devedor e negociações. Composição por tipo de ativo-lastro, por tipo de devedor e por emissor. Indexadores, rentabilidade-alvo e prazo médios. Rankings de participantes.

 

5. Estudo de caso
Estudos de casos práticos de operações de CRI realizadas no mercado brasileiro que proporcionam análises de maior valor didático. O desempenho de estruturas específicas envolvendo créditos imobiliários sob estresse. Discussão de cenários alternativos para o desempenho de operações vigentes.

 

* Para estudo prévio, oferecemos o Curso on-line Introdução à Securitização Imobiliária.

 

OS FACILITADORES
Pedro Junqueira

Leonardo Augusto

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Eduardo Herszkowicz, Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados

 

VALOR

O valor da inscrição em cada workshop é de R$ 1.630,00.

Inclui almoço, coffee breaks, material didático e certificado.

DESCONTOS
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS
Até o dia 05/11
15%
Até o dia 12/11
10%
Até o dia 19/11
5%
Ex-alunos da Uqbar, assinantes do Orbis e do TLON e estudantes de graduação com comprovante da universidade que efetuem o pagamento como pessoa física - 10%

Observação: Descontos cumulativos sujeito a um máximo de 15% sobre o valor cheio.

Especiais*:

A cada 3 inscrições da mesma instituição no Workshop FIDC ou no Workshop CRI, ganhe a 4ª inscrição

 

2 inscrições nos Workshops de FIDC e CRI pela mesma instituição tem 20% de desconto

 

* As promoções Especiais não são cumulativas com outros descontos

 

 

PATROCÍNIO:

APOIO:

 

puc
acionista
ABAMI
ANFAC

 

 
Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2003 Uqbar. Todos os direitos reservados