Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro
O qu?
Treinamento
Cursos
MEIs
Workshops
Congressos e Seminários
Palestras
Download
Informação
Tecnologia
Empresa
Fale Conosco
Em quê?
Para quem?

8ª Academia Uqbar de Securitização - Angra dos Reis

Data: De 22/05 às 18h a 25/05 às 15h
Local: Portobello Resort & Safari Angra dos Reis

 

"A Academia de Securitização realizada pela Uqbar agrega conhecimentos substanciais para todos, inclusive aproveitando a sinergia dos profissionais que a realizam. Obrigado!"

Josué Fernando Kern - FUNDAÇÃO CEEE DE SEGURIDADE SOCIAL

Referente à Academia Uqbar de Securitização

 

"Pude encontrar na Academia uma fonte de conhecimento muito importante para o dia a dia da minha empresa. "

Carlos Fabiano Ribeiro Vieira da Silva - Exata Assessoria e Estruturação Financeira

Referente à Academia Uqbar de Securitização

 

POR QUE PARTICIPAR DA ACADEMIA UQBAR SECURITIZAÇÃO?

A Academia Uqbar de Securitização é um evento educacional mais longo e detalhado que os workshops, atendendo às demandas dos alunos que solicitaram maior tempo para assimilação e aprofundamento do conteúdo. O objetivo é um treinamento focado e intensivo para transmitir conhecimento e dar ferramentas claras e diretas para os participantes do mercado que trabalham ou pretendem trabalhar com a tecnologia de securitização.

O programa inclui os principais tópicos relacionados à securitização, tanto de ativos financeiros, de fluxo futuro e de recebíveis imobiliários (ver detalhes no item programa). Os temas serão abordados através de dinâmicas de grupo que possibilitarão a assimilação e aprendizagem, capacitando os participantes a atuar com maior conhecimento neste mercado.

O evento será realizado em um resort, possibilitando a utilização de espaços diferenciados para um treinamento mais dinâmico, interativo, divertido e diferente.

 

O PÚBLICO - ALVO

 

A Academia é destinada a um público amplo incluindo, entre outros executivos de: agências de fomento, bancos de investimento e de desenvolvimento, companhias securitizadoras, caixas econômicas, companhias hipotecárias, sociedades de crédito imobiliário, corretoras e distribuidoras de títulos de valores mobiliários, empresas de prestação de serviços, investidores institucionais, seguradoras, órgãos reguladores e o meio acadêmico. Especial interesse para profissionais e técnicos envolvidos nas seguintes áreas: finanças estruturadas, mercado de capitais, captação e gestão de recursos, concessão de créditos, tesouraria, gerenciamento de risco, pesquisa e jurídica.

 

O PROGRAMA

1. Mudança no Modelo de Intermediação

2. Estruturas Básicas

3. Estudo das Entidades Emissoras

4. Questões Estruturais e Operacionais

5. Securitização de créditos futuros

6. Securitização Imobiliária

7. Riscos e suas implicações na avaliação de títulos de securitização.

8. Modelagem

 

1. Mudança no Modelo de Intermediação Financeira

Reflexões sobre o modelo clássico da intermediação financeira e o novo modelo proporcionado pela tecnologia da securitização, no qual o mercado de capitais exerce um papel fundamental no financiamento dos mais diversos ativos financeiros.

2. Estruturas Básicas

Análise das principais estruturas de operações de securitização, principais participantes e suas funções: Originação; Seleção; Escolha da Entidade Emissora; Transferência de Ativos; Estruturação dos Títulos; Classificação dos Títulos; Emissão dos Títulos; Administração; Remuneração dos Investidores; Liquidação. Será dada ênfase a três tipos de securitização: a de ativos financeiros, a de fluxo futuro e a de créditos imobiliários. Todas as estruturas serão exemplificadas com operações reais realizadas no mercado nacional.

3. Entidades Emissoras

Estudo dos principais pontos da regulamentação das instituições autorizadas a emitir títulos de securitização no Brasil, com ênfase nos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC ou Fundos de Recebíveis) e nas Companhias Securitizadoras de Créditos Imobiliários (CSCI).

4. Questões Estruturais e Operacionais

Análise de questões diretamente relacionadas à estruturação das operações como procedimento de medição e coleta dos recebíveis, tamanho e prazo da emissão, flutuações no fluxo de caixa e o risco de amortização antecipada. Serão estudados os principais tipos de gatilhos de proteção e de reforços de crédito e liquidez utilizados nas operações realizadas no país.

5. Securitização de créditos futuros

Aprofundamento de análise estrutural e jurídica para as operações lastreadas no direito de recebimento de fluxos de caixa no futuro. Principais diferenças entre securitização de ativos financeiros e de fluxo futuro .

6. Securitização Imobiliária

Aprofundamento na análise estrutural e jurídica dos principais tipos de securitização imobiliária (“operações pulverizadas” vs. “operações corporativas”). Estudo de operações lastreadas em: contratos do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e do Sistema Financeiro de Habitação (SFH); contratos de aluguel built-tosuit; contratos de “sale lease-back”; contratos de concessão de direito real de superfície.

7. Riscos e suas implicações na avaliação de títulos de securitização

Estudo dos principais riscos associados ao processo de securitização. O estudo inclui: a diferenciação na análise de risco entre operações de securitização de ativos financeiros e de fluxo futuro; os critérios utilizados pelas agências classificadoras de risco; a visão do investido; a relação entre reforço de crédito e a classificação de risco atribuído pelas agências, incluindo um exemplo numérico simplificado.

8. Modelagem

Estudo, através da engenharia reversa de uma operação realizada no mercado nacional, das dependências entre elementos estruturais e os diversos riscos. Formas de mitigação de riscos de inadimplência, concentração, descasamento de taxas e diluição, através de elementos estruturais. Visão das agências de classificação de risco.

Modelagem de uma operação de securitização via FIDC, através do uso de software específico. A ferramenta permitirá aos participantes realizar um grande número de simulações com diferentes estruturas e parâmetros do ativo e do passivo da operação, incluindo escolha da estratégia de investimento em recebíveis (recompra ao longo do tempo), indexadores (como CDI futuro) e hipóteses para perdas na carteira.

 

METODOLOGIA

A Academia seguirá o mesmo padrão dos workshops, no sentido de envolver os participantes mediante dinâmicas de grupo especialmente preparadas para estimular a reflexão individual e a discussão grupal sobre os conceitos fundamentais. Os palestrantes utilizam as idéias e perguntas dos participantes para direcionar a apresentação dos conceitos de acordo com as necessidades e interesses do grupo. Esta participação ativa tende a aumentar os níveis de motivação e interesse, facilitando a compreensão. O evento apresentará casos reais e aproveitará o espaço do resort para desenvolver um treinamento mais dinâmico, interativo, divertido e diferente.

 

 
O MATERIAL DIDÁTICO

O conteúdo é apresentado de forma dinâmica e inovadora, com recursos sofisticados de imagens e animações cuidadosamente elaboradas para facilitar a compreensão dos conceitos. A Uqbar fornecerá o seguinte material:

  • Curso on-line Securitização de Ativos Financeiros para estudo prévio ao evento.

  • Notas: os participantes receberão material escrito cobrindo o conteúdo da “Academia”, para que acompanhem melhor a apresentação e posteriormente possam revisar e aprofundar-se nos temas de seu interesse.

  • Material para leitura posterior e aprofundamento: Bibliografia, sugestões de web sites e outros recursos.

  • Publicações Uqbar

 

OS FACILITADORES

Carlos Augusto Lopes

Pedro Junqueira

Leonardo Augusto Andrade

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Daniel L. Monteiro - Araújo e Policastro Advogados

Eduardo Avila de Castro - Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

Guilherme Malouf - Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

Jayme Bartling - Fitch Ratings

 

VALOR 

R$4.990,00.
Este valor inclui hospedagem de 3 noites, todas as refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), coffee-breaks, material didático e certificados.
Transporte gratuito de ida e volta entre o Rio de Janeiro e o Resort.

 

DESCONTOS:

Matrículas realizadas e pagas até o dia 15/03/2013 - 15%

Matrículas realizadas e pagas até o dia 05/04/2013 - 10%

Matrículas realizadas e pagas até o dia 18/04/2013 - 05%

Matrículas realizadas para 3 ou mais pessoas da mesma instituição - 10%

 

Para ex-alunos da Uqbar e assinantes do Orbis - 10%

Para estudantes de graduação com comprovante da universidade e pagamento efetuado por pessoa física - 10%

 

Observação: Descontos cumulativos sujeito a um máximo de 15% sobre o valor cheio.

 

Increva-se clicando aqui ou entrando em contato conosco atravésdos telefones (21) 2529 2925 / (21) 2512.7947 / (21) 3738.6775 / (21) 3738.6776 ou por e-mail info@uqbar.com.br

 

Veja depoimentos de ex-alunos e Instituições que participaram dos cursos e workshops da Uqbar

 

 

Consulte o Dicionário de Finanas: Companhias Securitizadoras de Créditos Imobiliários - Emissão dos Títulos - Entidades Emissoras - Estruturação dos Títulos - Finanças estruturadas - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - lei 9514/97 - Títulos de securitização - Securitização - Securitização Imobiliária - Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

 

 
Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condies Recomende Mapa
©2003 Uqbar. Todos os direitos reservados