Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro
Inscreva-se

WORKSHOP UQBAR

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

02 de março de 2016 - Das 8h30 às 17h30
Rua Funchal, 418 - São Paulo


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

CONTEXTO ATUAL E HISTÓRICO DO MERCADO

Já se vão quase oito anos desde o advento da Instrução CVM nº 472, a norma que revolucionou os Fundos de Investimento Imobiliário (FII), com destaque para a ampliação do universo de ativos enquadráveis como investimentos imobiliários. Desde 2008, este segmento atravessou diferentes conjunturas macroeconômicas, diferentes condições de oferta e demanda no mercado imobiliário e diferentes períodos dos ciclos imobiliários. Do lado do investidor, houve uma expansão extraordinária do mercado secundário e da participação do investidor pessoa-física, e houve também correções relevantes de valuation em função do comportamento das variáveis apontadas acima. E no âmbito regulamentar houve avanços complementares, desde a Instrução CVM nº 516, ainda em 2011, tratando de forma inovadora os aspectos informacionais contábeis, até a recente Instrução nº 571, que, ao vigorar a partir de fevereiro de 2016, irá robustecer, entre outros, aspectos de governança no funcionamento dos fundos.

 

A OPORTUNIDADE REPRESENTADA PELO WORKSHOP FII

O contexto histórico, já amplo e denso, do mercado de FII, conforme descrito acima, indica um estágio relativamente avançado deste segmento. Porém, muito em função dos desafios macroeconômicos mais recentes no país, a expansão histórica do mercado sofre uma pausa. Entretanto, ao contrário de momentos anteriores de euforia, o segmento de FII atualmente se mostra melhor precificado, gerando oportunidades potenciais para tomadores, gestores e investidores de recursos. Visando oferecer um treinamento e uma leitura do momento atual pelo qual atravessa este mercado, o Workshop FII traz uma abordagem completa e tempestiva da teoria e prática do setor, representando uma ótima oportunidade de aprendizado, atualização e interação para todos os seus participantes.


QUAL SERÁ O CONTEÚDO DO TREINAMENTO?

O Workshop Uqbar FII apresenta um entendimento aprofundado do mercado de FII, suas características básicas, seu funcionamento operacional, a atuação de seus participantes, seu largo leque de variações de carteiras e estruturas, seu marco jurídico-regulamentar e seu rico quadro de variáveis associadas ao seu mercado secundário. Ao longo de todo o evento, estudos de caso de operações de alto valor didático e representativo são apresentados. Questões associadas a captação, composição de carteira, precificação, perfil de investimento e finalidade, gestão contábil, governança e gestão, rentabilidade, liquidez e aspectos tributários e jurídicos, são todas abordadas. Um comparativo com os Fundos de Investimento em Participações que investem em carteiras imobiliárias é desenvolvido. Um conjunto amplo de dados individuais de fundos e dados consolidados do mercado é exibido. Como é de praxe para os eventos da Uqbar, o Workshop contará com a participação de profissionais de larga experiência jurídica e de gestão no mercado de FII.

 

PROGRAMA

O treinamento concentrará suas atenções no estudo dos Fundos de Investimento Imobiliário. Abaixo são apresentadas descrições sumarizadas dos principais tópicos a serem abordados no treinamento.

1. Básico
• Os conceitos e características básicas dos FII.

• Os participantes da estrutura de uma operação de FII e suas atribuições e responsabilidades.


2. Marco Regulatório
• O advento da Instrução CVM 472 representando um ponto de inflexão na evolução do mercado de FII. O alargamento do escopo de investimentos considerados típicos. Vantagens para o investidor.

• O impacto da Instrução CVM 516. Classificação. Mensuração a valor justo. Estudos de Caso. A nova norma voltada para avanços nos aspectos de governança e informacional.


3. Análise Setorial Quantitativa
Um quadro quantitativo completo da evolução do mercado abordando seus ciclos, valorização, liquidez, emissões, diversificação e composição do setor. Um comparativo com o dimensionamento e a composição do mercado de REITs nos EUA. Outros mercados internacionais relevantes de veículos similares ao FII.


4. Variações estruturais e de finalidade
A captação de recursos via FII. Os fundos de desenvolvimento e de duas classes de cotistas. Os maiores e principais fundos do mercado. FII de agências, de logística, de shopping centers. Os FII de títulos. Proteção de capital. Os fundos não listados. Estratégias de IPOs.


5. Considerações Tributárias
Benefícios e características tributárias para pessoa física, pessoa jurídica, investidores institucionais e investidores estrangeiros. Possibilidades de alteração legislativa.


6. Análise de Risco
Riscos de Imóvel, de Mercado, de Crédito, Estruturais e Jurídicos. Imóveis versus Títulos. Pulverizado versus Único. Desenvolvimento versus Renda. A Razão Mínima de Garantia. Precificação no mercado primário versus o secundário. Os custos operacionais dos fundos e a prática de mercado. Risco de Monitoramento. Transparência Informacional. A precificação gerencial de ativos. O avaliador e o laudo de avaliação. A gestão das revisionais e dos prazos dos contratos de aluguel. A Cap Rate. A gestão de títulos. Estudos de Caso.


7. Rentabilidade e Mercado Secundário
Valorização de Preço de Cotas, Dividend Yield e Rentabilidade Efetiva. FFO e NOI. O IFIX. Apresentação completa de dados consolidados e de rankings setoriais e gerais. A análise comparativa entre a capitalização de mercado e o patrimônio líquido e do valor de mercado versus o patrimonial das cotas. A diferença de desempenho entre as cotas dos fundos de títulos, de imóveis de renda e de desenvolvimento imobiliário. Trajetória recente e a evidência da sensibilidade ao movimento da curva de juros na economia. Estudos de Caso.


8. FII x FIP Imobiliário
Diferenças entre os dois veículos. Possibilidade de arbitragem regulatória. Alterações potenciais das audiências públicas normativas em curso.


 

 

OS FACILITADORES
Pedro Junqueira

Leonardo Augusto

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Régis Dall’Agnese | RB Capital

Eduardo Herszkowicz | Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados

Igor Rego | Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados

 

VALOR E POLÍTICA DE DESCONTOS

O valor da inscrição no workshop é de R$ 1.950,00.

Inclui almoço, coffee breaks, material didático e certificado.

DESCONTOS
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS*
Até o dia 30/01
15%
Até o dia 16/02
10%
Até o dia 23/02
5%
FIDELIDADE
Assinantes do Orbis
10%
Ex-alunos das Academias Uqbar
Ex-alunos dos Workshops Uqbar
5%
Assinantes anuais do TLON
ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (com comprovante da universidade que efetuem o pagamento como pessoa física)
5%

Observação: Descontos cumulativos sujeito a um máximo de 15% sobre o valor cheio.

* Matrículas realizadas e pagas.

ESPECIAIS**

A cada 3 inscrições da mesma instituição nos Workshops Uqbar 2016, ganhe a 4ª inscrição
Duas inscrições nos Workshops Uqbar 2016 pela mesma instituição têm 20% de desconto

Acesse a agenda de treinamentos clicando aqui

** As promoções Especiais não são cumulativas com outros descontos

 

Inscreva-se

(21) 2529 2925 | comercial@uqbar.com.br

 

 

PATROCÍNIO:

Souza Cescon Advogados

 

APOIO:

ADEMI-GO IBEF ABDE
Acionista
Sinduscon-MT Aconvap Sinfac-SP
     

 

 

Veja depoimentos de ex-alunos e instituições que participaram dos cursos e workshops da Uqbar

 

Consulte o Dicionário de Finanças: Fundos de Investimento Imobiliário - FII -  Cédula de Crédito Imobiliário – CCI -  Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRI - Emissor - Finanças Estruturadas - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - Securitização - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados - FIDC-NP;

 

 
Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2016 Uqbar. Todos os direitos reservados