Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro

 

WORKSHOP UQBAR

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

4 de dezembro de 2018 das 08:30 às 17:30

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355 - São Paulo - SP

 

Inscreva-se

 

 

 

POR QUE A UQBAR REALIZA ESTE WORKSHOP FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO?

Já se vai uma década desde o advento da Instrução CVM nº 472, a norma que revolucionou os Fundos de Investimento Imobiliário (FII), com destaque para a ampliação do universo de ativos enquadráveis como investimentos imobiliários. Hoje, em 2018, a substancial evolução ocorrida transformou o mercado de FII em vários aspectos. Setorialmente, continuam a crescer segmentos diversos, que requerem, cada um, conhecimento específico de suas características.


Por exemplo, vários FII, diversificados em número de ativos em suas carteiras, de títulos imobiliários de renda-fixa, de renda-variável, de shopping centers e de logística foram estruturados, lançados e já apresentam históricos relevantes, acrescendo o universo original de fundos, outrora concentrados em escritórios e agências. Cada tipo de FII exige competências distintas de gestão, esta última de perfil crescentemente ativo, e apresenta riscos específicos à sua carteira, busca taxas próprias de crescimento de receitas, e, assim, tem sua própria lógica financeira no tocante ao seu valuation, aos seus múltiplos, à sua liquidez e às suas rentabilidades realizadas e esperadas.


A Uqbar entende que esta multiplicação de tipos de FII, a qual faz com que este mercado caminhe no sentido de mercados equivalentes mais evoluídos, como o de Real Estate Investment Trusts (REIT) nos Estados Unidos, gera uma demanda por conhecimento aprofundado sobre suas implicações e desdobramentos, da perspectiva de investidores, captadores e prestadores de serviços aos fundos. Ademais, a partir de alteração normativa por parte do Conselho Monetário Nacional, na forma da Resolução nº 4661, investidores institucionais imprescindíveis para que haja uma expansão deste mercado para patamares muito mais elevados, como é o caso de entidades de previdência complementar, se debruçarão na análise de suas possíveis opções de exposição ao risco imobiliário através do mercado de FII.

 

QUAL SERÁ O CONTEÚDO DO TREINAMENTO?

O Workshop FII da Uqbar oferece um entendimento aprofundado deste mercado, desde suas características básicas, seu funcionamento operacional, e a atuação de seus participantes, até seu largo leque de variações de carteiras e estruturas, seu marco jurídico-regulamentar e seu rico quadro de variáveis associadas ao seu mercado secundário. Destaque para uma análise de cunho setorial, abordando os segmentos que se destacaram em sua evolução e transformação recentes, e que sinalizam tendências preponderantes para o futuro próximo.


Ao longo de todo o evento, estudos de caso de operações de alto valor didático e representativo são apresentados. Questões associadas a captação, composição de carteira, precificação, perfil de investimento e finalidade, gestão contábil, governança e gestão, rentabilidade, liquidez e aspectos tributários e jurídicos, são todas abordadas. Um conjunto amplo de dados individuais de fundos e dados consolidados do mercado é exibido. Como é de praxe para os eventos da Uqbar, o Workshop contará com a participação de profissionais de larga experiência jurídica e de gestão no mercado de FII.

 

 

PROGRAMA

Abaixo são apresentadas descrições sumarizadas dos principais tópicos a serem abordados no treinamento:

 

1. CONCEITOS BÁSICOS

• Os conceitos e características básicas dos FII.
• Os participantes da estrutura de uma operação de FII e suas atribuições e responsabilidades.

 

2. MARCO REGULATÓRIO

• O advento da Instrução CVM 472 representando um ponto de inflexão na evolução do mercado de FII. O alargamento do escopo de investimentos considerados típicos. Vantagens para o investidor.
• O impacto da Instrução CVM 516. Classificação. Mensuração a valor justo. Estudos de Caso. As alterações recentes trazidas pela ICVM 571, principalmente no que se refere a aspectos de governança e informacional.

 

3. ANÁLISE SETORIAL

Um quadro completo, quantitativo e qualitativo, da evolução recente da composição do mercado, abordando destaques e tendências transformativas. Análise das características e desempenho esperado de cada segmento e as competências específicas de gestão. A tendência de diversificação de carteiras de shopping centers. O universo distinto de FII de títulos.

 

4. CAPTAÇÃO E MERCADO DE CAPITAIS

A captação de recursos via FII. Os fundos de desenvolvimento e de duas classes de cotistas. Proteção de capital. Os fundos não listados. Estratégias de IPOs.

 

5. CONSIDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS

Benefícios e características tributárias para pessoa física, pessoa jurídica, investidores institucionais e investidores estrangeiros. Possibilidades de alteração legislativa.

 

6. ANÁLISE DE RISCO

Categorias de Riscos: Imóvel, Mercado, Crédito, Estruturais e Jurídicos. Imóveis versus Títulos. Pulverizado versus Único. Desenvolvimento versus Renda Mínima Garantida. Precificação no mercado primário versus o secundário. Cap Rate, NOI, DDM e IR. Os custos operacionais dos fundos e a prática de mercado. Risco de Monitoramento. Transparência Informacional. A precificação gerencial de ativos. O avaliador e o laudo de avaliação. A gestão das revisionais e dos prazos dos contratos de aluguel. Gestão de carteira de títulos. Estudos de Caso.

 

7. RENTABILIDADE E MERCADO SECUNDÁRIO

Valorização de Preço de Cotas, Dividend Yield e Rentabilidade Efetiva. O IFIX. Apresentação completa de dados consolidados e de rankings setoriais e gerais. A análise comparativa entre a capitalização de mercado e o patrimônio líquido e do valor de mercado versus o patrimonial das cotas. A diferença entre o desempenho de cotas de fundos de títulos, de diferentes categorias de imóveis e de desenvolvimento imobiliário. Trajetória recente e a evidência da sensibilidade ao movimento da curva de juros na economia. Estudos de Caso.


OS FACILITADORES
Pedro Junqueira

Alfredo Marrucho

 

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Bruno Margato | Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG)

Ricardo Stuber | Sócio Mercado de Capitais e Real Estate Finance - KLA Advogados

   

VALOR E POLÍTICA DE DESCONTOS

 

O valor da inscrição no workshop é de R$ 2.050,00*

Inclui almoço, coffee breaks, material didático e certificado.

DESCONTOS
 
INDIVIDUAL
PACOTES*

Pagamento

(por inscrição)

Público Geral
Assinantes ou Ex-alunos
2 ou 3
A partir de 4
Até o dia 17/10
15%
20%
25%
30%
Até o dia 31/10
10%
15%
20%
25%
Até o dia 14/11
5%
10%
15%
20%
Após o dia 14/11
-
5%
10%
15%

Acesse a agenda de treinamentos clicando aqui

*Válido para este e outros Workshops Uqbar com inscrições abertas

Descontos não cumulativos

Uqbar educação

 

Inscreva-se

 

PATROCÍNIO

 

 

 

 

APOIO:

 

 

(21) 2529 2925 | comercial@uqbar.com.br

   

 

   

Veja depoimentos de ex-alunos e instituições que participaram dos cursos e workshops da Uqbar

 

Consulte o Dicionário de Finanças: Fundos de Investimento Imobiliário - FII -  Cédula de Crédito Imobiliário – CCI -  Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRI - Emissor - Finanças Estruturadas - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - Securitização - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados - FIDC-NP;

 

 
Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2017 Uqbar. Todos os direitos reservados