Empresa Treinamento Publicações Orbis Tlon Download Dicionário Home Aluno Cadastro
aa

WORKSHOP UQBAR

ATIVOS ALTERNATIVOS

21 de agosto de 2019- Das 8h30 às 17h30

Cescon, Barrieu

R. Funchal, 418 - 11º andar - Vila Olímpia, São Paulo - SP

Inscreva-se

 

Qual a importância desta classe de ativo?

Uma cesta de ativos de crédito chamados de alternativos ganha relevância crescente no mercado brasileiro e a expansão deste segmento representará passo fundamental no desenvolvimento do mercado de crédito. Geralmente um ativo de crédito é considerado alternativo na medida em que seu status quo apresente características principais não regulares (special situation) e em que seu perfil de risco e de retorno esperado seja relativamente mais elevado do que aquele de ativos de crédito regulares. Tal segmento, por definição, é relevante em qualquer mercado de crédito desenvolvido e institucionalmente robusto, pois é através dele que se concretiza possibilidades benéficas necessárias, e existentes somente em mercados de crédito desenvolvidos, como, por exemplo, a rápida recuperação e a monetização de garantias e a liquidez no mercado secundário de créditos problemáticos. Tais possibilidades expandem e dinamizam o crédito na economia, trazendo maior conforto para potenciais credores e investidores, aumentando a oferta de crédito e diminuindo o custo do tomador.

 

 

Quais são os Ativos Alternativos?

No Brasil, atualmente, por um lado, as carteiras dos conhecidos NPLs (Non-Performing Loans), ou créditos em atraso, ou ainda créditos inadimplidos, suscitam interesse crescente por parte de investidores, a partir de análises de risco-retorno atrativos no contexto de suas alocações. Tais oportunidades surgem no mercado brasileiro em função do espaço substancial de desenvolvimento ainda a ser percorrido. Tanto em termos de preços ofertados ou transacionados por vendedores destas carteiras, como no que diz respeito à realização da recuperação e monetização destes créditos e suas garantias, o mercado brasileiro vem proporcionando oportunidades bastante rentáveis em potencial.
Por outro lado, ativos alternativos que têm o poder público no Brasil como devedor, como precatórios por exemplo, ou como credor, como dívida ativa, também permanecem em expansão em termos de montante existente, e representam, como no caso de dívida ativa, fonte potencial importante de recursos. Os perfis de risco-retorno e de fluxo de caixa esperado referentes a investimentos nestes tipos de ativo apresentam variações, sendo a maior parte destes ativos de crédito considerada atualmente como ativos alternativos.

 

Como investir em Ativos Alternativos?

Muitas das operações de captação e de investimento referentes a ativos alternativos no Brasil têm ocorrido com a utilização de um veículo de securitização, com destaque para os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Não padronizados (FIDC NP), regulados pelas Instruções da Comissão de Valores Mobiliários nºs 356 e 444. O modus operandi de um FIDC–NP que investe em ativos alternativos é bem específico em relação ao perfil de sua carteira investida. A prática para a originação, estruturação, gestão e monetização de direitos creditórios de carteiras de FIDC-NP requer capacitações diferenciadas. E singularizado também é o papel de investidores e a abordagem destes nestas operações. Destaca-se a importância das capacitações jurídicas, de avaliação operacional de devedores, de posicionamento estratégico junto a cedentes e da prática de recuperação de créditos e garantias.
Alternativamente, com destaque para o caso dos ativos de dívida ativa, operações que utilizam Sociedades de Propósito Específico (SPE) tem sido estruturadas. Neste caso, há implicações relevantes quanto à natureza jurídica do veículo e de seus títulos emitidos, que são distintas em relação a uma estruturação via FIDC.

 

QUAL SERÁ O CONTEÚDO DO TREINAMENTO?

O Workshop Uqbar Ativos Alternativos percorre a evolução recente do mercado de operações de captação e de investimento em ativos alternativos, com destaque para os créditos em atraso, os precatórios e a dívida ativa. A opção de cada tipo de ativo é analisada e discutida em todas as suas variáveis relevantes, como, por exemplo, definição, tipos de carteira de investimento, originação, precificação, custos operacionais de estruturação e gestão de carteira, desempenho, base e envolvimento de investidor.
Como veículo do mercado de capitais, o destaque integrante do conteúdo do workshop centra-se no FIDC NP. Desta forma, a definição e o ferramental de uma operação de securitização são contemplados, um conjunto amplo de dados referentes a operação de ativos alternativos via FIDC-NP é apresentado, e todo o marco jurídico-regulamentar relevante é devidamente coberto.
A análise da prática, concretamente enriquecida por estudos de caso de grande representatividade e de forte valor didático enriquecem o aprendizado. Desta forma, o Workshop traz diversos estudos de caso desta natureza, e também conta com a participação de profissionais de larga experiência jurídica e de estruturação e gestão no mercado de ativos alternativos.

 

O PROGRAMA

1. Definições e papel estratégico
2. Evolução do mercado e classificação
3. Carteiras compostas de créditos inadimplidos
4. Carteiras compostas de precatórios
5. Carteiras compostas de dívida ativa

 

1. Definições e papel estratégico
Discussão sobre os principais Ativos Alternativos no mercado de crédito brasileiro, as caraterísticas de cada um, suas origens, e a importância do seu desenvolvimento de mercado. Identificação destes Ativos Alternativos no contexto da evolução do marco regulatório dos FIDC-NP. Conceitos básicos referentes à securitização e discussão sobre as inovações financeiras da tecnologia da securitização. Diferenciações fundamentais entre os diferentes tipos de veículo de securitização.


2. Evolução do mercado e classificação
Análise descritiva e quantitativa da evolução do mercado de FIDC-NP, classificação deste segmento e composição segundo os tipos de direitos creditórios em suas carteiras. Dimensionamento dos segmentos de cada tipo de Ativo Alternativo. Evolução e dimensão do mercado de dívida ativa via SPE.

3. Carteiras compostas de créditos inadimplidos
Variações de perfil de carteira. Estrutura típica dos FIDC-NP que investem em créditos inadimplidos. Originação e precificação de carteiras. Gestão operacional. Contabilidade. Recuperação de crédito e garantias. Riscos e rentabilidade. Estudo de casos: análise de operações realizadas no mercado brasileiro de relevante valor didático e de valor ilustrativo do conteúdo do Workshop.


4. Carteiras compostas de precatórios
Discussão introdutória sobre a origem e o regramento de precatórios. Estrutura dos FIDC-NP que investem em precatórios. Originação e precificação de carteiras. Gestão operacional. Contabilidade. Análise de risco e desempenho. Estudo de casos: análise de operações realizadas no mercado brasileiro de relevante valor didático e de valor ilustrativo do conteúdo do Workshop.


5. Carteiras compostas de dívida ativa

Discussão sobre a origem e o regramento de dívida ativa e sobre o marco regulatório referente à securitização de dívida ativa. Originação e precificação de carteiras. A análise financeira da securitização de dívida ativa na perspectiva do ente público cedente. Gestão operacional. Contabilidade. Análise de risco e desempenho. Estudo de casos: análise de operações realizadas no mercado brasileiro de relevante valor didático e de valor ilustrativo do conteúdo do Workshop.

 

OS FACILITADORES
Pedro Junqueira

Leonardo Augusto

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Alexandre Nobre |
RCB INVESTIMENTOS S.A.

Max Freddy Frauendorf | CPSEC

Igor Ferreira Britto Rego | Cescon, Barrieu

 

 

 

 

 

VALOR E POLÍTICA DE DESCONTOS

 

O valor da inscrição no workshop é de R$ 2.150,00*

Inclui almoço, coffee breaks, material didático e certificado.

DESCONTOS
 
INDIVIDUAL
PACOTES*

Pagamento

(por inscrição)

Público Geral
Assinantes ou Ex-alunos
2 ou 3
A partir de 4
Até o dia 17/07
15%
20%
25%
30%
Até o dia 31/07
10%
15%
20%
25%
Até o dia 07/08
5%
10%
15%
20%
Após o dia 07/08
-
5%
10%
15%

Acesse a agenda de treinamentos clicando aqui

*Válido para este e outros Workshops Uqbar com inscrições abertas

Descontos não cumulativos

Uqbar educação

 

 

 

Inscreva-se

(21) 2529 2925 | info@uqbar.com.br

 

 

PATROCÍNIO:

 

 

APOIO:

sinfac
ACIONISTA LOGO
sinfacrs
abde
apimec
sinfac
apimec

 

 

 

 

 

Veja depoimentos de ex-alunos e instituições que participaram dos cursos e workshops da Uqbar

 

Consulte o Dicionário de Finanças: Fundos de Investimento Imobiliário - FII -  Cédula de Crédito Imobiliário – CCI -  Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRI - Emissor - Finanças Estruturadas - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - Securitização - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados - FIDC-NP;

 

 
Fale Conosco Feedback Suporte Termos e Condições Recomende Mapa
©2018 Uqbar. Todos os direitos reservados